Jul

2

O ideal Shaolin.

By admin

O momento Shaolin na China

Na China,mais precisamente na província de Henan,está o monastério Shaolin,com mais de 1500 anos de idade.Nos dias de hoje,em plena explosão econômica chinesa,o monastério também se vê em um momento de grande prosperidade.Dezenas de escolas surgiram em torno do monastério,para abrigar os praticantes de artes marciais do país e do exterior,que chegam aos milhares.Sabemos hoje,que oficialmente estão inscritos 8000 alunos.Nestas escolas,eles aprendem as matérias tradicionais de ensino fundamental e ensino médio,um conjunto com cursos técnicos e a arte marcial como base para a alta performance e disciplina.

Com a abertura da China para o turismo,tornou-se possível viajar para as províncias de Henan e Hubei ,em busca dos locais sagrados onde nasceram e foram desenvolvidas as artes do Kung Fu e Tai Chi Chuan.

Hoje o turismo marcial e religioso,pôs estas províncias no “hall da fama” em todo o mundo e o progresso chegou com toda a sua força.

Podemos ver nesta região,uma ferrovia reestruturada,estradas em excelente estado,telefonia,internet,postos de saúde,linhas de vans e táxis,comércio pulsante,segurança reforçada,saneamento de lixo,esgoto e água aperfeiçoado e uma organização local voltada para “serviços”,que envolve toda a população que trabalha direta ou indiretamente ligada ao turismo.

As perdas que acompanham o ganho tecnológico.

Nossas crianças tem cada vez mais dificuldades em aprender.Sofrem muito com o excesso de alimentos que engordam mas não nutrem.Têm problemas com disciplina e não possuem escalas de valores adequadas.Os pais mimam cada vez mais,controlam cada vez menos e falham vergonhosamente em educa-los para o futuro quando serão adultos e irão para o mundo cada vez mais perigoso em que vivemos.

Nós adultos,somos as vítimas da confusão,da falta de tempo,do excesso de aborrecimento e preocupações,dos medos cotidianos e das frustrações tão aniquilantes que nos perseguem.Dormimos mal,comemos mal,respiramos mal,temos postura corporal incorreta,temos postura emocional incorreta,espiritualmente lutamos desesperadamente por soluções e muito mais.Somos sobreviventes de um sistema perverso e precisamos de descanso,mas de um tipo especial de descanso : O descanso ativo e restaurador.

Nossos idosos,são oriundos da vitimização social que atinge a todos nós não importando classe social,raça ,credo ou escolaridade.Fala-se muito em terceira idade,estatuto do idoso,atividade para a melhor idade etc.O que percebo é “idiotizaçaõ” do idoso,não possibilitando a ele a recuperação das perdas fisiológicas impostas pela idade e conseqüentemente, empurrando-o para uma existência vazia onde o que resta é apenas a espera pelo momento da falência dos órgãos e a morte eminente.

A resposta oriental

Os métodos orientais de conservação da saúde e longevidade,atuam nas crianças ,nos adultos e nos idosos,atendendo ás suas necessidades de maneira muito eficiente,construtiva e digna.

Métodos como o dinâmico Kung Fu,o suave e belíssimo Tai Chi Chuan ,a sofisticada arte do Tiro Zen com arco e flexa , “meditação com tiro”, vigorosa esgrima Samuray Iai Do,a meditação sentado ou andando Zazen,são métodos saborosos e altamente eficientes.

É possível depois de milênios de aprimoramento,encontrar nestas artes as soluções para nossas necessidades tão modernas e ao mesmo tempo tão basilares e antigas.Tenho experimentado cada método destes ao longo de 33 anos de trabalho,milhares de pessoas já passaram por minha tutela e pude imprimir em cada uma delas,um selo de “guerreiro da paz” para que cada um pudesse,armado por mim,lutar e vencer a guerra por uma vida melhor e tão almejada paz de espírito e grandeza de alma.

É com profunda fé e compaixão que realizo este trabalho, e com grande esperança em poder contribuir para que os métodos antigos retornem ao uso de todos e com a necessária competência,façam sua parte no trabalho de levar a raça humana longe na estrada do tempo.

Meu esforço tem sido em função de me preparar e preparar outros para esta importante missão,não podemos mais aceitar a idéia de que …

O homem é um cadáver adiado”.

Devemos ver cada trabalho, cada esforço e cada novo projeto,como uma oportunidade de celebrar a vida e enquanto vivos, fixar as bases para o futuro de nossos irmãos terrenos.

Templo Lo Han Ssu 20 de Dezembro de 2007

Manhã chuvosa e fria que pede um chá quente e um mergulho nas idéias.

Leave a comment